Wikia

Wiki Ciências Astronômicas

Cosmogonia

Comentários0
10 pages em
Este wiki

Entende-se por Cosmogonia, ou Cosmogenia, a ciência que estuda os processos genéticos e evolutivos dos objetos cósmicos e dos sistemas que estes formam e habitam. A origem etimológica de seu nome remonta aos vocábulos gregos kosmos, "Universo", e gonía, que pode ser traduzido para "nascimento". Este campo do conhecimento humano se divide em subcampos de acordo com seu objeto de estudo. Por exemplo, a Cosmogonia Estelar se refere aos processos inerentes à formação das estrelas, enquanto que a Cosmogonia Galáctica estuda a gênese de galáxias. Quando estudamos os processos de formação do Universo como um todo estaremos entrando no domínio daquilo que neste banco de dadps é chamado de Cosmogonia Universal, que, contudo e apesar de seu nome, é considerado um subcampo da Cosmologia. De fato, sempre que fazemos referência ao Universo em toda sua extensão estaremos falando de Cosmologia, de modo que poderíamos (não sem certa leviandade, claro) dizer que a Cosmogonia é uma Cosmogonia de corpos, meios ou sistemas específicos, uma "Cosmologia em miniatura", por assim dizer.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória